+55 (47) 9662-9389      falecom@hochland.com.br

Você sabe porque o Pug se chama Pug?

Nós, amantes dos Pugs, já nos perguntamos algumas vezes de onde surgiu o nome desses carinhas achatadas. E aí, você sabe porque o Pug se chama Pug?

Como também ficamos curiosos em saber, fomos em busca da resposta.

 

Primeiros registros do nome Pug

Nos livros não se tem exatidão em que data definiu-se o nome Pug, mas para a nossa alegria, encontramos os primeiros relatos nos dicionários e foi no ano 1731 onde o nome “PUG” esteve presente em nosso amigo tira-dúvidas, se referindo a um apelido ao cão da raça e também a um macaco, isso mesmo, a um macaquinho. Na época houve uma popularização dos “Saguis”como animais de estimação e como os macacos apresentavam um rosto levemente achatados, acreditamos que encontraram uma mera semelhança com o Pug, visto também que nesta época os Pugs ainda apresentavam um focinho mais alongado que os atuais.

Outra possibilidade, é que o nome pode ter originado do latim, da palavra “Pugnus” que se significa “punho”, estranho não? O nome punho era como as pessoas da época, assemelhavam ao rosto do Pug, pelos gorduchinhos terem essa cara apertada.

Pelo Mundo

Segundo a história da raça, o nome Pug foi escolhido na casa de William III e Mary II, quando ainda eram os ocupantes do trono na Grã-Bretanha no ano de 1688.
Já em alguns países continentais, o Pug é conhecido como “Mops”, que vem da palavra holandesa Mopshund. O verbo mopperen significa resmungar e, o nome Mops provavelmente entrou em uso por causa da aparência do rosto enrugado, onde o Pug está sempre com a testa franzida semelhante a um resmungão.

 

Na França, o nome passou a ser usado como Carlin, depois de um ator famoso chamado Carlo Bertinazzi (Carlin) de origem italiana que viveu no século XVIII. Ele era conhecido por todos como Carlino, onde protagonizava usando uma máscara preta no papel de Arlerquim.

Então pensa-se que o nome Carlin era, e ainda é, usado para o Pug na França por causa da máscara preta da raça.

 

Depois de tantos estudos e pesquisas, podemos concluir que na história da raça, não se tem precisão do ano do surgimento do nome e como se originou, mas para nós, a maior descoberta que podemos desvendar em ter um Pug é o amor que eles podem nos proporcionar diariamente, eles são e serão sempre os nossos charmosos e nobres cães, com um nome autêntico “Pug”.

Fonte: Blog Canil Hochland Kennel

E você, gostou do nosso texto? As informações foram úteis para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Publicado em

Deixe um Comentário