
Aspecto Geral
Compacto (quadrado e robusto), musculatura rija. Sem patas curtas, tampouco pernalta.

Altura
macho: 0,30m
fêmea: 0,25m

Peso
6,3-8,1kg

Cores
Abricó, fulvo, prata ou preto.

Expectativa de Vida
12-15 anos
* Clique nas marcações do Bartolomeu para mais detalhes do padrão da raça pug.
Bartolomeu Imperador dos Anjos
Pug Hochland Kennel

APARÊNCIA GERAL
Quadrado e robusto, ele é “multum in parvo” (muito em pouco, ou seja, cão compacto e atarracado), como mostra sua forma compacta, suas bem ajustadas proporções e sua musculatura rija, mas nunca deve apresentar patas curtas nem ser magro e pernalta.
CABEÇA
CABEÇA relativamente larga e proporcional ao corpo, redonda, não em forma de maçã e sem sulcos no crânio. Os OLHOS são escuros, relativamente grandes, de formato redondo, expressão doce e afetuosa, muito brilhantes e quando o cão está excitado, cheios de fogo. As ORELHAS são finas, pequenas, macias como veludo preto. Há dois tipos: em formato de rosa e botão. A última é preferida. FOCINHO curto, truncado, quadrado, não arrebitado. TRUFA preta, com narinas razoavelmente grandes e bem abertas. Com relação a MANDÍBULA, o pug é ligeiramente prognata inferior.
TRONCO
PESCOÇO ligeiramente arqueado para se assemelhar a uma crista; forte, grosso, com suficiente comprimento para portar a cabeça orgulhosamente. DORSO com linha superior plana; nem selada, nem carpeada. TRONCO curto e compacto, com peito largo e boas costelas. A CAUDA é inserida alta, firmemente enrolada sobre o quadril. Enrolada duplamente é altamente desejável!
MEMBROS ANTERIORES
OMBROS bem inclinados. ANTEBRAÇOS com pernas muito fortes, retas, de comprimento moderado, bem colocadas debaixo do corpo. PATAS não tão compridas quanto os “pés de lebre” e nem tão redondas quanto os “pés de gato”; dedos bem separados; unhas pretas.
PELAGEM
O pelo do pug é fino, liso, macio, curto e brilhante, nem áspero, nem lanoso.
MEMBROS POSTERIORES
PERNAS muito fortes, de comprimento moderado, bem debaixo do corpo, retas e paralelas, quando vistas por trás. JOELHOS bem angulados. PATAS não tão compridas quanto os “pés de lebre” e nem tão redondas quanto os “pés de gato”; dedos bem separados; unhas pretas.
700 A.C.
O pug é uma raça bastante antiga originária da China. Os primeiros registros conhecidos datam da época de Confúcio, em 700 A.C. Saiba mais sobre a história do pug aqui.
4º + POPULAR
O pug vem crescendo de popularidade e atualmente é a 4a raça canina mais popular em várias regiões do reino unido de acordo com The Kennel Club (UK).
3º + VENDIDO
No Brasil, o pug ocupou a posição de 3a raça canina mais vendida, segundo levantamento da Confederação Brasileira de Cinofilia em 2015.
Curiosidades
Nobre
A história do pug está intimamente ligada a nobreza, particularmente na China e Inglaterra. Saiba mais...
Nirvana
Pug é o animal de estimação preferido dos monges budistas no Tibete desde épocas remotas. Saiba mais...
2 Voltas
É o número de voltas da cauda de pug considerada perfeita (enrolada duplamente), de acordo com o padrão da raça.
o pug é descrito classicamente como...
"Multum in Parvo"
= muito cão em pouco espaço
* os pugs no *
Cinema
O PUG É A RAÇA IDEAL PARA MIM?
Confira ao lado nosso destaque das virtudes e [possíveis] fraquezas do puguito como pet. Abaixo fazemos uma análise mais detalhada de características da raça.
Ainda em dúvida? Leia a nossa publicação "o pug é o animal ideal para mim" ou entre em contato com a Hochland!