+55 (47) 9662-9389      falecom@hochland.com.br

Dente de cachorro também cai!

Dente de cachorro também cai! Veja como ocorre a troca de dentes do seu filhote de Pug !!!

Reunimos aqui algumas informações fascinantes sobre os dentes do seu Pug que você não pode perder! Dente de cachorro também cai! Veja como ocorre a troca de dentes do seu filhote de Pug 

O processo do surgimento dos primeiros dentes é muitas vezes uma fonte de grande interesse para os pais do filhote onde pode surgir algumas dúvidas.

Então procuramos responder todas as perguntas de dentição do filhote de Pug neste guia completo e detalhado, caso surgir novas dúvidas, fique à vontade, logo ao final deste artigo, terá um campo exclusivo para você nos escrever, será um enorme prazer poder auxiliar sobre um momento tão importante na vida do seu pequenino.

 

Quando inicia a dentição do filhote?

Dente de cachorro também caíComo em bebês humanos, quando lembramos dos cães nós tendemos a associar com noites sem dormir e os incômodos com a chegada dos primeiros dentes.

É comum os Pugs passarem a morder tudo e a mastigar o que encontrarem pela frente, seja ele seu chinelo, os brinquedos de borracha ou os cantos dos móveis da casa.
Em ambos os casos, nosso primeiro questionamento é “quanto tempo dura a fase da dentição?” E “quando isso vai parar?”

Para responder a essa pergunta, aqui está uma linha do tempo, com todas as fases da dentição do seu filhote.

 

Cronologia da dentição do filhote de cachorro

* Nascimento — ainda não há dentes!

3 semanas, os dentes do filhote começa a passar pela mandíbula

6 semanas já é possível observar a maioria dos dentes de leite surgindo

8 semanas, todos os dentes do bebê já estão na boca, agora os bebês Pugs apresentam 28                        dentes de leite que em breve estarão prontos para caírem

3 meses, seu filhote de Pug começa a absorver as raízes de seus dentes de leite

4 meses os dentes do bebê começam a se afrouxar e a cair

6 meses todos os dentes do bebê Pug devem ter caídos e os dentes permanentes já estão                          surgindo

8  meses a maioria dos Pugs já concluiriam a dentição e nessa idade apresentam todos os                         dentes permanentes, são 42 dentes na pequenina boca do seu bebê (10 dentes a mais que                   nós humanos)

 

Agora vamos um pouco mais fundo. Vamos ver o que acontece nos diferentes estágios da dentição para que você saiba identificar quando ocorrer.

Também analisaremos o que você pode fazer para ajudar o seu filhote a passar por esta fase de uma forma tranquila e que não ocorra dor.

 

Quantos dentes os Pugs têm quando concluírem a dentição e apresentarem os seus dentes permanentes?

O Pug passa a ter definitivamente em sua boca 42 dentes após os seus primeiros 8 meses de vida. Porém, não há problema quando todos esses dentes precisam se encaixar em um focinho de comprimento médio (conhecido como mesocefálico), no entanto, com o focinho braquicefálico que o Pug apresenta, esse mesmo número de dentes precisa se encaixar em uma área muito menor.

Isso fez com que após séculos de criação, os dentes dos Pugs passaram a ser menores que algumas outras raças.

Deve-se notar que a mordida que você vê em seu Pug, quando ele é ainda bem filhote, provavelmente mudará à medida que ele se desenvolverá.

Muitos Pugs nascem com uma mordida nivelada e um leve prognatismo se desenvolve à medida que o cão cresce. Uma vez que o maxilar inferior geralmente continua crescendo depois que a mandíbula superior atingiu o seu desenvolvimento.

 

Quantos dentes tem um filhote de Pug?

Como em bebês humanos, os bebês Pugs nascem sem dentes. E, como bebês humanos, o primeiro conjunto de dentes de leite (decídua) são perdidos durante a infância e substituídos por dentes maiores e mais fortes.

Os dentes de leite dos Pugs não incluem molares, assim eles possuem os vinte e oito dentes até eles caírem e chegar os seus permanentes.

Quando começa a dentição nos filhotes de Pug?

Essa primeira etapa no processo de dentição, o corte dos primeiros dentes através da gengiva, possivelmente você não acompanhará esta fase, que acontece entre a terceira e a sexta semana de vida, comumente quando ocorre, ele estará com o criador e junto aos seus irmãos e irmãs no canil.

Então, você não precisará se preocupar com esta fase.

Quando irá começar a cair os dentes do meu filhote

troca de dente PugOs dentes de leite do seu cachorro começará a cair aos quatro meses de idade.
Esta parte do processo de dentição do cachorrinho é, na verdade o segundo estágio de “dentição”, onde o filhote perde seus primeiros dentes de leite e os substitui por seus permanentes, que vão acompanhar durante toda a sua vida.

A perda de dentes de leite começa depois que o filhote tenha os três meses de idade e, por quatro meses, você provavelmente notará que seu filhote tem alguns dentes faltando

Como eu sei que está surgindo os primeiros dentes de leite do meu filhote de Pug?

Além de pequenos espaços na boca, você provavelmente notará que seu cachorrinho passará a mastigar obsessivamente tudo o que ele puder colocar em sua boca.

A mastigação ajuda a aliviar o desconforto em suas gengivas, mas você precisa observá-lo cuidadosamente para se certificar de que ele não engolirá pedaços de objetos que estará disponível a ele, como o seu cobertor ou lascas dos brinquedos que se soltaram durante as mordidas.

Para maior segurança, você poderá fornecer brinquedos adequadamente mastigáveis que ajudará nesta fase, aproveitaremos e vamos ver isso logo mais a frente.

Alguns de nossos leitores relataram que seus cachorros se sentiram mais irritados durante a dentição, em nosso canil não identificamos mudanças de temperamento nos filhotes.

Dente de cachorro também cai!

O processo de perda de dentes ocorre porque o corpo do seu cachorro reabsorve as raízes que mantêm os dentes do filhote no lugar.

Uma vez que a raiz é totalmente reabsorvida, o dente fica solto e é facilmente eliminado quando o filhote irá se alimentar ou morder seus brinquedos.

Será que dói?

Como a raiz foi absorvida, a dentição provavelmente não irá mais doer no filhote, embora suas gengivas podem estar um pouco irritada ou dolorida.

O que você observará, será provavelmente uma mudança de comportamento. Os filhotes procuraram ficar mais perto do dono e perdem parte do apetite.

Caso você observe grandes irritações na gengiva em seu filhote, o ideal será buscar auxílio de um veterinário que poderá receitar géis anestésicos específicos a serem usados durante está fase da dentição.

Há sangue na boca do cachorro!

Às vezes, durante a dentição, você verá um pequeno vestígio de sangue na boca do filhote ou até mesmo nos brinquedos dele.

Se for apenas uma pequena quantidade, isso é perfeitamente normal.
Simplesmente significa que soltou um de seus dentes, antes que ele estivesse pronto para cair.

Agora fique atento caso observe grandes quantidades, leve ao veterinário, pois, pode ser algo grave que não esteja relacionado com a queda de um dente.

Por que não consigo encontrar os dentes do meu Pug que caíram?

Na maioria das vezes ele engolirá seus dentes de leite junto com uma de suas refeições, ou enquanto brincará. Mas fique tranquilo, não será prejudicial.

Agora se você tiver sorte, pode ocasionalmente encontrar um dente de leite pelo chão, e se preferir pode manter como uma lembrança do seu Puguinho, mas eles são pequenos e difíceis de encontrar!

Quais são os melhores brinquedos de morder para filhotes nesta fase da dentição?

Pug dentição

Sem dúvida, os brinquedos mais úteis que você pode comprar para seu filhote durante esse período da troca de dentes são os Kong, encontrados em boa parte de lojas pet aqui no Brasil. São feitos de borrachas e propícios para serem mordidos.

Você pode preencher o espaço oco um recheio macio comestível e congelá-los.

Assim poderá deixar seu cachorrinho feliz, mordendo por até meia hora o recheio congelado. Ele deve aliviar e também diminuir o tédio.

Além do kong, você poderá encontrar muitos outros brinquedos mastigáveis, mas para nós aqui no Canil Hochland os kongs são ainda os melhores.

Quando se conclui a fase da troca dos dentes do meu Pug?

A maior parte dos filhotes concluem a todas as fases da dentição por volta dos 7 a 8 meses de idade, onde apresentam já todos os seus dentes permanentes que acompanhará na fase adulta.

Muitas pessoas pensam que esta fase sinalizará o fim da fase de querer mastigar tudo e das mordidas, mas não será necessariamente, outros fatores podem estar relacionados.

Dentição dupla

Os cães podem apresentar dentição dupla, quando o dente de leite não cai.
Certifique-se que ele não apresente mais dentes de leite após os seis meses de idade, após checado e você ter identificado ou suspeite que tenha, aconselhamos levar ao veterinário para extrai-los.

Os dentes de leite retidos podem impedir o crescimento dos dentes permanentes e seu cachorro ser mais suscetível ao tártaro e a gengivite, além do mau hálito. Por isso a importância de ter a escovação dentaria como hábitos também com os cachorros.

O principal agente causador da dentição dupla é a genética.

A dentição é a causa para ele morder outros cães?

Como já abordamos acima, os filhotes tendem a morder por estarem passando por um processo da troca dos dentes, para tentar aliviar a irritação, mas nunca deverá morder de uma forma agressiva um outro cão ou uma pessoa, lembramos que o Pug é um cão dócil e de companhia. Não condiz com o seu temperamento, ataques agressivos.

E cachorros pequenos muitas vezes mordem muito os pés e os calcanhares dos seus tutores, cabe a você impor limites, mesmo que seja um processo doloroso chamar a atenção do pequenino, logo lá na frente ficará orgulhoso de como ele rapidamente aprendeu.

Lembre-se ensinar isso é um dos seus papéis.

Cuidando dos dentes do cachorro

Limpeza dentes filhotesSe seu cachorrinho é alimentado com uma dieta saudável e apropriada, onde não é ofertado comidas açucaradas, então irá demorar um pouco mais obter cáries dentárias.

Uma vez que seus dentes permanentes chegam, devemos lembrar que deverão durar o resto da vida em seu Pug, ou seja, por volta de 10 a 15 anos de idade, então você precisa cuidar deles com escovação diária

E será uma boa ideia iniciar desde pequenino, de modo que seu filhote de Pug se acostume.

 

Fonte: Blog Canil Hochland Kennel

 

E você, gostou do nosso texto? As informações foram úteis para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Publicado em

4 comentários

  1. Elaine em 6 de maio de 2019 às 8:33 pm

    Gostaria de saber meu Pug tem 5 Anos e caiu um dente dele dos fundos é normal??
    Agradeço desde já

    • André Diego Ulrich em 8 de maio de 2019 às 11:07 pm

      Olá Elaine, como está a limpeza dos dentes dele? Normalmente os dentes começam a cair com mais idade, mas há vários fatores que podem ter contribuído para ter caído mais cedo, como a ausência de limpeza, produtos muito duro para roer e etc.

  2. Ivan em 24 de junho de 2019 às 11:07 am

    Ótimo dia, tenho um Pug também que vai fazer 6 anos e este dias achei um dente do fundo na caminha,
    este dente vai atrapalhar no dia dia dela, e qual os cuidados que tenho que tomar daqui pra frente, ela esta com um pouco de tártaro nos dentes do fundo, se começar a escovar agora adianta ou ja melhor pensar em fazer a limpeza?
    Ela só escova de 15 em 15 dias e segundo uma amiga nao adianta muito tem que ser todos os dias, outra coisa é o mau halito, mas parece ser uma coisa estomacal ou da raca, creio que nao seja pelos dentes.
    Desde já agradeço e fiquem co Deus!!!

    • André Diego Ulrich em 27 de junho de 2019 às 10:40 pm

      Ótimo dia

      Com a idade avançando, aos poucos vão ocorrendo a perda dos dentes e isso é muito comum, você pode ficar tranquilo.

      Ivan, não é uma regra, devido a forma como cada cão com 6 anos foi criado, mas com esse idade um Pug que não teve um acompanhamento com a saúde bucal e comeu exclusivamente ração durante a sua vida…. tenha tártaro! É necessário fazer uma limpeza (a remoção), o quanto antes!

      Eu recomendo você levar seu Pug para uma avaliação com um Vet, assim ele poderá ver como estão os dentinhos dele, observar a gengiva e indicar o tratamento mais adequado!

      E você já deve iniciar a escovação, não perca tempo! A escovação diária se tornará um hábito e manterá a boca saúdavel.

      Além da raspagem do tártaro por um veterinário, existem algumas alternativas que se dizem ser eficazes, como a utilização de ossos diariamente na dieta do seu cão e até géis próprios para escovação que amolecem e removem instantaneamente!

      Por experiência nossa os géis que prometem remover o tártaro não funcionaram , na época que optamos em testar
      utilizamos as marcas que apresentavam boas avaliações e eram importadas ….não funcionaram e foi um bom dinheiro jogado fora!

      Os ossos eu indico(ossos naturais), se preferir nos escreva que podemos indicar uma lista de ossos que você possa utilizar, além de entreter ele poderá auxiliar na limpeza dos dentes, mas deixamos claro que os ossos não é um tratamento e um solução para seu Puguito, ele poderá ser uma alternativa paliativa enquanto ele tenha todos os dentes, auxiliando na remoção do tártaro.

      Quanto ao mal hálito, pode ser estomacal como também dos próprios dentes, isso vai depender como está o acumulo de tártaro e as condições dos dentes do seu Puguito!

      O tártaro é caracterizado por sua cor amarelada ou marrom no dente dos cães, bem próximo a gengiva. O cálculo dental pode trazer mau hálito para o cão. “O acúmulo de cálculo leva a um maior acúmulo de placa sobre ele, já que é uma superfície porosa. Esse aglomeramento nos dentes pode vir a inflamar os tecidos circundantes, o que causa o mau hálito, a inflamação é capaz de levar a perda de tecidos de suporte do dente, como no cemento, ligamento e osso. Este é identificado como um quadro de periodontite que pode causar até mesmo a extração do dente, se for contatado.

      Esperamos ter ajudado Jean e ficamos a disposição!

Deixe um Comentário